Uma bolha de ar muito quente que abafou este final de semana, trará tempestades com volumes de chuva muito altos, com risco de granizo para o Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, a instabilidade vai se dar em condições de atmosfera superaquecida. Favorecendo nuvens muito carregadas com alta frequência de tempestades, algumas fortes a severas.
Os gaúchos, que foram duramente castigados pelas chuvas excessivas na primeira metade do mês, irão ter mais uma semana com precipitações volumosas.
Os acumulados desta semana, podem atingir a média histórica de chuva do mês inteiro em alguns municípios. Fazendo com que os totais de chuva de setembro até agora atinjam marcas de até 500 mm, em algumas cidades.
Mesmo com a chuva ocorrendo todos os dias, ela não será persistente e contínua. Vão ocorrer intervalos de melhoria, em que o sol até aparece entre nuvens com abafamento.
Sob ar muito quente, qualquer abertura favorecerá acentuado e rápido aquecimento que levará ao retorno das pancadas, especialmente nas metades oeste e norte.
A sequência de dias com chuva e volumes elevados em algumas áreas vai contribuir ainda para manter os níveis dos rios elevados e pode mesmo agravar cheia que já ocorrem em alguns locais.
Estes temporais isolados podem trazer muitos raios, chuva excessiva, vento forte, com o maior risco sendo a queda de granizo.