A Polícia Federal repatriou nesta semana um bebê brasileiro de 1 ano e 4 meses vítima de tráfico internacional de pessoas, em Portugal. Veja o vídeo!
Quando era recém-nascido, ele foi levado ilegalmente para o país europeu, sendo resgatado após uma ação coordenada entre diferentes órgãos públicos e entidades privadas de ambos os países.
A investigação foi iniciada pela Delegacia da Polícia Federal em Campinas/SP, após denúncia da Promotoria de Justiça de Valinhos/SP, com o objetivo de combater o tráfico de recém-nascidos para a Europa.
O bebê, foi cuidado por órgãos de Assistência Social de Portugal até que fosse confirmada sua nacionalidade brasileira, já que seus registros haviam sido falsificados.
A cooperação entre a Polícia Federal e a Polícia Judiciária de Portugal permitiu o resgate e a repatriação do bebê. Após a confirmação de que ele era brasileiro, uma ordem judicial portuguesa determinou sua volta ao Brasil.
Policiais federais brasileiras acompanharam o processo, garantindo os cuidados necessários para a mudança de país de uma criança já capaz de reconhecer pessoas e lugares.
Ao chegar ao Brasil, o bebê foi entregue a uma instituição de acolhimento familiar em Valinhos/SP. A família acolhedora em Portugal está em contato com a família no Brasil para facilitar a transição.
O resgate segue os princípios do Protocolo de Palermo, que orienta as ações globais contra o tráfico de pessoas, com o Brasil sendo signatário desde 2004.