Um bebê que nasceu prematuro foi entubado após ter recebido leite na veia, na última quinta-feira (18), no Hospital Municipal de Novo Hamburgo.
Segundo relato da mãe Diulia, o menino está há um mês na UTI, mas até o momento, só estava com sonda de leite, pois precisava obter mais peso para receber alta.
Na última quinta-feira, a mãe entrou na visita pela manhã, pegou a criança no colo e estava tudo bem, mas quando voltou na visita da tarde, ele já estava com oxigênio e tomando soro.
Uma técnica em enfermagem teria cometido o erro na aplicação, que segundo a prefeitura, já foi afastada de suas funções e uma sindicância foi aberta pelo hospital.
Em comunicado, a fundação informou que o estado de saúde do bebê é estável e que ele está apresentando melhoras. “Imediatamente após o ocorrido a família foi comunicada e todas as medidas assistenciais ao paciente e aos familiares estão sendo tomadas. A FSNH também informa que foi aberta uma sindicância para avaliar as circunstâncias técnicas relativas ao fato, e a profissional em questão foi afastada”.
Já a prefeitura, informou que uma sindicância foi aberta para esclarecer os fatos e a partir do resultado da investigação informarão o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul.