O nascimento da pequena Isadora, foi marcado pela emoção e também por uma surpresa, pois ela nasceu com um dentinho. O caso, considerado raro, aconteceu na manhã da última sexta-feira (17), em Santa Maria.
Para se ter uma ideia, estima-se que apenas um, a cada dois mil bebês nascem com essa condição. Esses tipos de dentes são chamados de natais e há também aqueles dentinhos que crescem durante os primeiros 30 dias de vida, sendo chamados de dentes neonatais.
A ciência ainda não sabe ao certo a causa dessa rara condição, mas há suspeita de fatores genéticos e hormonais. Normalmente os dentes começam a crescer a partir dos seis meses de vida e, sempre que for notado antes deste período, é necessária a consulta a um dentista ou médico.
Mas, voltando ao caso da Isadora, a enfermeira coordenadora do Centro Cirúrgico do Hospital São Francisco, Gabrieli Ronzani, acompanhou o parto e contou que o dentinho foi percebido na sala de recuperação, quando a bebê recebia os primeiros cuidados. “Foi uma surpresa para toda a equipe. Eu, particularmente, nunca havia presenciado um caso desses”, diz Gabrieli.
Isadora nasceu de cesariana, com 3.175 kg e 47 centímetros. A mãe, Elizama Domingues Barcelos, e o pai, Bruno Matias Rodrigues, estão encantados com a chegada da filha. “A gente está muito emocionado com a nossa filha e de saber que ela veio com esse dentinho, que é um pouco dificil de acontecer. A gente está muito encantado com a chegada dela”, afirma o pai.
Mãe e filha passam bem e deixaram o hospital neste sábado (18). Isadora não vai precisar de cuidados adicionais em virtude do dentinho e já pode voltar para a casa, em Rosário do Sul. Via: HS.