Uma bolha de calor que esta se instalando sobre o céu gaúcho, trará temperaturas ainda mais elevadas nesta segunda-feria (13), em todo Rio Grande do Sul.
Ontem, a temperatura detectada por satélite no solo de parte do interior do estado, atingiu os 50ºC, conforme noticiamos aqui. A atmosfera, por influência da bolha, ficou extremamente seca com umidade relativa do ar em níveis desérticos. Caiu a 16% no sábado no Oeste e a 11% neste domingo na Grande Porto Alegre.
Segundo a MetSul, dados de modelos numéricos indicam que este início de semana estaremos entre as áreas mais quentes do mundo, juntamente com as zonas da África subaariana e parte da Austrália.
Hoje teremos um dia de extremo calor com marcas ainda mais altas na maioria das cidades. Grande parte dos municípios terão mais de 35ºC à tarde e vários registrarão máximas perto ou acima de 40ºC. O calor será extremo e vai chamar atenção ainda em cidades das regiões de Bagé, Pelotas, Jaguarão e Rio Grande.
Porto Alegre e algumas cidades da região metropolitana como Gravataí e Cachoeirinha, as máximas em diversos pontos devem ficar entre 39ºC e 41ºC no decorrer do dia, que será o mais quente deste verão até agora.