A prefeitura conta com a ajuda de 17 bombeiros voluntários de Caxias do Sul, que se juntaram à força-tarefa de reconstrução após a passagem da supercélula, que atingiu Gravataí.
O fenômeno atingiu todas as regiões do município, destelhando casas, derrubando árvores, danificando prédios públicos e deixando centenas de pessoas em situação de risco. O prefeito Luiz Zaffalon demonstrou um grande sentimento de agradecimento e reconhecimento aos bombeiros que estão ajudando à população. Ele destacouque este não é um trabalho fácil e que é preciso muito altruísmo para tal.
“Estes heróis e heroínas deixaram suas famílias e suas casas para trás, para ajudar a nossa cidade. Abriram mão do conforto para trabalharem incansavelmente na reconstrução de Gravataí. Assim como as nossas equipes, eles merecem total respeito e o nosso ‘Muito obrigado’. Precisamos de mais pessoas assim, que pensam no próximo e estão dispostas a ajudar”, agradeceu.
Chamada de Força Auxiliar dos Bombeiros Voluntários da Rota do Sol, a equipe é especialista em busca, resgate e salvamento no Brasil. “Viemos tentar, junto com a comunidade, estabelecer a normalidade.
Tenho uma enorme gratidão ao prefeito e toda a sua equipe pela recepção que tiveram conosco, nos dando todo o suporte necessário, com combustível para os veículos e para os equipamentos, alimentação, local para nos instalar e podermos dormir”, relata o Comandante Geral da Força e bombeiro voluntário Joel Troni.
“Para fazer essas operações, nossos bombeiros estão todos com os EPIs de segurança, todos ancorados. Os locais são extremamente lisos e perigosos. Esperem as orientações da Defesa Civil, esperem os bombeiros, militares, voluntários ou as equipes da Prefeitura atenderem vocês. Às vezes pode demorar um pouco, mas a demanda é muito grande, tenho certeza que logo chegará auxílio para todos”, orienta Troni. PMG.