A Câmara Municipal de Gravataí aprovou na última quinta-feira (3), o Projeto de Lei, de autoria do vereador Clebes Mendes, que denomina “Praça Brayan Murillo de Sousa Bonatto” o espaço público localizado entre as ruas Waltoir José da Silva e Maria Cunha Bueno, no bairro Granville, em Gravataí.
A homenagem tem como objetivo eternizar a memória de Brayan Murillo de Sousa Bonatto, jovem morador da região, que faleceu prematuramente aos 14 anos, no dia 1.º de março de 2025.
Filho de Lilia Gabriela Jaques Bonatto e Marlon Luís Mohr Bonatto, Brayan era estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito José Linck e apaixonado por futebol.
Como atleta, iniciou sua trajetória no Projeto União Jovem Cristã (UJC), tendo também atuado em equipes da região. Seu talento o levou ao Esporte Clube São José, de Porto Alegre, onde se destacou por sua habilidade e dedicação em campo.
Segundo o vereador Clebes Mendes, autor do projeto, a escolha do local para a homenagem se deu por sua representatividade na vida do jovem.
“Brayan costumava brincar nesse espaço. Foi ali que ele deu seus primeiros passos rumo ao sonho de se tornar um jogador profissional. Nomear a praça com seu nome é uma forma de manter viva a sua lembrança e o legado que deixou para sua comunidade”, declarou o parlamentar.
Ainda conforme Clebes, o projeto carrega um profundo valor simbólico. “São dois sentimentos: o primeiro é a emoção de ser autor deste projeto de lei, como pai de um filho que também sonha com o futebol profissional.
E o segundo é a honra de poder prestar essa homenagem a Brayan, eternizando seu nome no local que ele tanto gostava e onde sonhou alto. Que essa praça sirva para lembrar todos os dias do seu legado, mantendo viva sua presença entre nós”, completou. CMC.