Um termo de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura de Cachoeirinha e a Ulbra vai oferecer consultas de média complexidade no ambulatório de especialidades da universidade, em Canoas.
A iniciativa visa reduzir o tempo de espera dos pacientes cadastrados no Gerenciamento de Consultas (Gercon), garantindo mais agilidade no acesso ao atendimento.
O acordo, que não terá custos para o município, foi formalizado nesta segunda-feira (1º), em reunião com o reitor da Ulbra, Adriano Chiarani da Silva, representantes da Associação Luterana do Brasil (Aelbra) e da SMS.
Segundo a secretária da Saúde, Bianca Breier, os pacientes serão chamados conforme ajustes de agenda, não sendo necessário procurar a universidade por conta própria.
Os atendimentos serão realizados por professores e acompanhados por alunos do curso de Medicina, contemplando diversas especialidades, como cardiologia, ortopedia, psiquiatria, pediatria, ginecologia, neurologia, dermatologia, entre outras.

O chamamento dos primeiros pacientes deve ocorrer nas próximas semanas, abrindo uma nova via de atendimento para quem aguarda pelo SUS.