A primeira frente fria do outono, deve chegar neste sábado e virar o tempo após uma semana de forte calor, em todas as regiões do Rio Grande do Sul.
O dia começa com predomínio de sol na maioria das regiões onde a temperatura tende a subir rápido, mas logo depois as nuvens aumentam e trazem as primeiras pancadas de chuva, que poderão ocorrer nos municípios de fronteira com o Uruguai, onde há risco de temporais.
Segundo a MetSul, a frente fria será impulsionada, cruzando gradativamente o estado e espalhando instabilidade, com a expectativa de chuva generalizada, acompanhada de raios e potencial queda de granizo.
Do mesmo modo, o ciclone irá potencializar a atuação desta frente fria durante o sábado. Na medida em que a pressão atmosférica cai, o vento fica mais constante, com rajadas moderadas a fortes que podem chegar a ventos entre 70 e até 100 km/h pontualmente.
Posteriormente, no domingo a instabilidade tende a estar mais presente pela manhã e afetar especialmente cidades do leste gaúcho. A temperatura terá um declínio significativo, sobretudo, na metade norte com média de 6 a 8°C em relação ao sábado.
No Sul e na Campanha, o fim de semana todo tende a ser mais ameno com 23 a 25°C por conta da instabilidade. Em toda a faixa litorânea o tempo fica com vento o dia inteiro e rajadas ao redor de 60 km/h.