A MetSul Meteorologia, emitiu um alerta para uma virada brusca no tempo que se inicia neste começo de semana e atingirá o Rio Grande do Sul. A alerta foi emitido no final da manhã deste domingo (9).
Segundo a MetSul, vários sistemas meteorológicos de grande escala vão atuar durante dias seguidos, gerando condições propícias para fenômenos severos com alto impacto para a população em condição perigosas.
Três situações preocupam nesse período e são: tempestades localmente fortes a severas, chuva excessiva seguida de enchentes e um ciclone extratropical que pode ser de grandes dimensões e intenso com vento muito forte.
O instituto ainda alerta ainda para a probabilidade de chuva volumosa a excessiva que devem ficar entre 100 mm e 200 mm. O período mais crítico de chuva na Grande Porto Alegre será entre quarta-feira e a quinta-feira.
Neste dois dias somados, a precipitação pode passar de 100 mm, conforme os dados de hoje. Com uma ciclone em formação sobre o território gaúcho, são prováveis pancadas por vezes torrenciais e capazes de gerar elevados volumes em curto intervalo, aumentando o risco de alagamentos.
Diferentemente de todos os demais ciclones dos ultimos meses, a formação deste ciclone deve se dar sobre o continente e não no mar, trazendo rajadas de ventos que podem passar dos 100 km/h em algumas cidades.