A chegada de uma sequência de dias muito chuvosos, trará um alto risco de alagamentos e cheias de rios para várias regiões do Rio Grande do Sul.
Um alerta emitido pela MetSul, indica um cenário de precipitação ainda mais preocupante, com acumulados extremos em parte do estado gaúcho e podem atingir o equivalente a meses de chuva em poucos dias.
Não bastasse, uma frente fria intensa vai cruzar o estado ente quarta e quinta-feira da semana que vem com mais chuva forte e terá altos volumes em grande do território gaúcho.
A chuva prevista para o meio da próxima semana, deve atingir 100 mm a 200 mm em grande parte do estado, mas com acumulados em algumas áreas de 200 mm a 300 mm e não se descarta marca de até 400mm.
Ainda conforme a MetSul, em apenas uma semana grande parte do estado deverá ter precipitação equivalente a um mês de chuva e algumas localidades podem atingir dois a três meses de chuva em tão-somente sete dias.
Essa forte instabilidade, em curtos períodos, agrava o risco de alagamentos e inundações repentinas em áreas urbanas e zonas rurais, trazendo assim prejuízos para moradores e produtores.