A semana começou com temperaturas mais baixas em diversas cidades gaúchas à medida que ar mais seco e ameno avança sobre o estado, impulsionado por uma área de baixa pressão. O alívio com as baixas temperaturas ocorre após um longo período de calor acima da média no Rio Grande do Sul.
A imagem de satélite do amanhecer deste domingo mostrava grande parte do estado com tempo aberto e a presença do sol. No Norte e no Nordeste gaúcho podiam ser vistos bancos de nevoeiro sobre rios e fundos de vales, como na bacia do Rio da Antas.
As mínimas registradas chegaram a 10,7ºC, em Vacaria, 11,6ºC, e em Quaraí,12,2ºC. Mínimas ainda mais baixas foram anotadas por estações automáticas particulares no território gaúcho no começo deste domingo, com registros de temperatura mínima de apenas um dígito.
A Grande Porto Alegre não teve frio na madrugada, mas o dia começou bastante ameno na região metropolitana na comparação com o que se vinha registrando. A temperatura mínima em Gravataí foi de 15,7ºC, já em Porto Alegre, a estação oficial do Jardim Botânico registrou 19,5ºC.
Segundo a MetSul, a temperatura baixa é consequência do ingresso de ar mais seco e ameno pelo interior do continente. O ar mais ameno foi impulsionado por um centro de baixa pressão que passou pelo território gaúcho na sexta com chuva em diversas regiões e agora está no Atlântico Sul.
O frio, entretanto, se limita apenas ao período noturno. Tão logo amanhece, a temperatura dá um salto e as tardes volta o calor, mas sem as marcas extremas perto ou acima dos 40ºC das últimas semanas.