A intensa chuva que já atinge o estado irá provocar a elevação de rios e a possibilidade de novas enchentes nesta semana no Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, nas áreas de nascentes dos rios Taquari-Antas e Caí os acumulados de chuva até ao meio-dia deste domingo atingiam volumes de 173 mm em Cambará do Sul e 96 mm em São Francisco de Paula.
No Litoral Norte, os acumulados de precipitação por pontos de medição do Cemaden indicavam 107 mm em Morrinhos do Sul, 98 mm em Torres e 80 mm no município de Maquiné.
Espera-se, portanto, uma elevação no curto e médio prazos mais dos rios que nascem no nordeste gaúcho e que possuem resposta mais rápida pela declividade, casos do Taquari e Caí.
O rio Gravataí e Sinos, que nascem entre o Litoral Norte e a Serra, possuem resposta mais lenta, assim como o Jacuí, que percorre longa distância da nascente até a Grande Porto Alegre.
A chuva preocupa, pois não vai se limitar a este fim de semana apenas e persistirá por vários dias, o que pode trazer o risco de enchente no estado.
Conforme análise, a chuva nesta semana pode atingir marcas de 250 mm a 300 mm ou mais em pontos principalmente dos Campos de Cima da Serra.
Sob este cenário, os rios com maior potencial de elevação e risco de cheia são: Jacuí, Taquari, Sinos, Gravataí e Caí. Todos deságuam no delta e no Guaíba, junto a Porto Alegre.