Um ciclone raro e com trajetória retrógrada igualmente atípica vai atuar durante os próximos dias em alto mar, na costa a Leste do Sul do Brasil.
Segundo a MetSul, trata-se de sistema de característica bastante incomum, uma vez que o ciclone tende a ser de natureza tropical na sua fase madura, evoluindo de um sistema subtropical para tropical.
O mais conhecido e ao mesmo tempo destrutivo episódio de um ciclone tropical foi o furacão Catarina do final de março de 2004.
Um ciclone que antes foi subtropical e passou a ser tropical, transformando-se em furacão categoria 1 antes de atingir o sul de Santa Catarina e o Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
Já este ciclone no seu momento inicial será subtropical em sua natureza e será batizado como Akará, o primeiro da nova lista de nomes para designação de ciclones anômalos na costa do Brasil.
O ciclone que inicialmente será subtropical deve assumir características de um ciclone tropical que precede um furacão. O que não está claro ainda, é se o sistema permanecerá apenas sobre o oceano ou se vai tocar a terra.