Um grande ciclone extratropical que atua sobre o oceano está trazendo vento e ar muito frio para todo o Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, mesmo distante da costa gaúcha, o ciclone possue campo de vento de grande dimensão que chaga ao estado, reforçando o frio.
O vento sopra com rajadas de 40 km/h a 70 km/h no sul e no leste gaúcho com maior intensidade na faixa costeira. A estação de Tramandaí anotava rajadas de 62 km/h no final da manhã de hoje.
Esse ciclone ainda impulsiona ar seco e frio de alta pressão para o estado, sendo um reforço de ar polar. Nesta terça-feira, com a alta pressão e o tempo aberto com vento calmo a fraco, o resfriamento será mais generalizado.
O dia vai começar muito frio e com geada na esmagadora maioria das cidades gaúchas, onde terão mínimas perto de 0ºC ou negativas.
Já na capital, pode amanhecer com 4ºC a 5ºC na estação oficial do Jardim Botânico, mas nos bairros mais ao sul pode fazer até 2ºC ou menos. Ponto da região metropolitana devem amanhecer com mínimas entre 1ºC e 3ºC.