A prefeitura recebeu nesta sexta-feira (14), a certificação internacional de “Cidade Angels” pela promoção de cuidados do Acidente Vascular Cerebral (AVC), em Gravataí.
É a segunda cidade do estado a ser reconhecida pelos serviços prestados à população. A certificação, concedida pela Iniciativa Angels, indica que o município está plenamente capacitado para oferecer atendimento eficiente e integral aos pacientes com AVC.
“Saúde é prioridade no nosso governo. Esse é mais um reconhecimento por tudo aquilo que estamos qualificando e avançando na área da saúde. O resultado consolida Gravataí pela melhoria contínua da linha de cuidado ao AVC, reconhecendo a cidade pelas estratégias que vão desde a prevenção até a reabilitação de pacientes. Parabéns para Gravataí, sabemos o quanto isso significa para a cidade”, destacou o prefeito em exercício, Dr. Levi Melo.
O resultado reafirma, conforme o gestor, a parceria entre a Prefeitura de Gravataí e o Hospital Dom João Becker (HDJB), que permitiu avanços significativos na conscientização sobre os sinais e sintomas da doença.
Entre eles, estão protocolos de acompanhamento de pacientes na fase aguda e na reabilitação e treinamento de serviços como unidades de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), responsáveis pelo encaminhamento adequado.

“É um dia muito especial para a nossa cidade receber essa certificação, que tem a ver com a qualidade no atendimento que nós oferecemos na linha do AVC. Samu e Hospital Dom João Becker estão de parabéns, assim como a Secretaria da Educação. Investimos muito em estruturas, mas também em qualidade de atendimento”.
Coordenado pela farmacêutica Boehringer Ingelheim e apoiado pela World Stroke Organizations, o título de “Cidade Angels” é um programa da Iniciativa Angels, uma organização global que trabalha para melhorar a qualidade do atendimento ao AVC. O programa atua em duas frentes, que foram demandadas e realizadas pela Prefeitura de Gravataí: a capacitação de serviços de saúde no atendimento aos pacientes e a educação das crianças sobre os sintomas da doença e a importância do rápido atendimento, por meio do “Fast Heroes”.
A certificação “Angels” é atribuída a hospitais que atingem altos padrões de qualidade e desempenho clínico no atendimento ao AVC agudo, com base em indicadores pré-estabelecidos e monitorados continuamente por instituições internacionais.
Segundo o HDJB, a conquista representa um avanço significativo para a saúde de Gravataí e região. “Quando formamos o grupo multidisciplinar de combate ao AVC, liderado pelo Dr. Diógenes Zan, sabíamos do desafio de padronizar processos entre o nosso hospital e a rede de saúde municipal. Hoje, temos equipes interligadas que atendem os pacientes focados no fator mais crítico em um caso de AVC, que é o tempo. A nossa missão sempre foi, é e será atender e cuidar das pessoas, de todas elas”, afirmou o superintendente Antonio Weston.
A unidade de AVC do Dom João Becker conta com leitos monitorados específicos, fluxograma de atendimento e protocolos atualizados. Também realiza reuniões multidisciplinares e treinamentos com as equipes da emergência, da radiologia e da UTI.
O hospital recebeu, no último trimestre de 2024, o status Gold da iniciativa Angels Awards, um dos requisitos para que uma cidade seja certificada como “Cidade Angels”. Esse reconhecimento, segundo o hospital, reflete o compromisso da instituição em aprimorar continuamente o atendimento ao AVC, garantindo um suporte ágil e eficaz aos pacientes, assim como reforçando a importância do monitoramento de indicadores para impulsionar avanços na qualidade do tratamento.
Segundo a gerente da Medical Affairs da Boehringer Ingelheim, Renata Miranda, a premiação reconhece o compromisso da cidade em qualificar o atendimento de seus cidadãos. “Isso significa que a população tem acesso a um atendimento estruturado, do pré ao pós-hospitalar, seguindo um padrão ouro de qualidade. Nosso intuito sempre é trabalhar em parceria para garantirmos um futuro com saúde de qualidade para todos”, afirmou a executiva. PMG.