A Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha os casos de feminicídio no Rio Grande do Sul estará nesta segunda-feira (8), às 10h, na Câmara Municipal de Gravataí.
Coordenada pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS), a Comissão vem percorrendo cidades do estado para ouvir profissionais e representantes da rede de proteção às mulheres.
O objetivo é entender a realidade de cada região e propor medidas mais eficazes no combate à violência contra a mulher. Foram convidadas para participar do debate deputadas, vereadoras, representantes do governo estadual, da prefeitura, órgãos públicos, movimentos de mulheres e entidades ligadas à causa.
Segundo Fernanda Melchionna, as visitas já resultaram em propostas importantes, como o uso de tornozeleiras eletrônicas para agressores.
“Nossas visitas técnicas e audiências públicas têm nos ajudado a conhecer a realidade de cada localidade e a propor políticas públicas mais assertivas. Como por exemplo, o projeto que prevê uso de tornozeleiras eletrônicas por agressores, que protocolamos recentemente na Câmara dos Deputados. Queremos conhecer ao máximo a realidade nas diferentes regiões do estado para propor medidas que tornem a rede de proteção à mulher mais efetiva”, afirma Fernanda Melchionna.

A Comissão foi criada depois do último feriado de Páscoa, quando o estado registrou 12 feminicídios em poucos dias. O número alarmante levou à união de todas as deputadas federais gaúchas em torno da iniciativa.