Profissionais da Vigilância em Saúde realizaram uma pesquisa ativa de barbeiros em uma residência localizada no bairro Itacolomi, em Gravataí.
A ação objetivou capturar e monitorar a ocorrência de espécimes do inseto, em virtude da confirmação de um caso positivo para a presença do protozoário Trypanosoma cruzi em um barbeiro da espécie Panstrongylus megistus. Durante a ação, os técnicos também levaram informações e cuidados à população da região.
Se infectado pelo protozoário causador da infecção, o barbeiro transmite a Doença de Chagas. Atualmente, a espécie Panstrongylus megistus tem importância em saúde porque geralmente vem infectada pelo parasita.
Os agentes da Viemsa utilizaram desalojante – substância que atua como irritante de insetos, influenciando na movimentação dos animais no ambiente para tentar capturar os insetos, mas nenhum foi encontrado.
Confira medidas que ajudam a evitar acidentes com barbeiros: coloque tela em portas e janelas; tape frestas e buracos das paredes e muros; mantenha sempre o ambiente limpo e sem entulhos; ao consumir caldo de cana e açaí, procure se informar sobre a procedência destes produtos.
O que fazer se encontrar o inseto em sua residência: não esmague, aperte, bata ou danifique o inseto; proteja as mãos com luva ou um saco plástico; com segurança, colete o inseto e coloque-o em um pote (com furos na tampa) bem vedado, para evitar a fuga.
Animais coletados em diferentes ambientes (quarto, sala, cozinha, anexo ou ambiente silvestre) deverão ser acondicionados separadamente, em potes distintos. Junto ao pote, é recomendado deixar escrito o nome da pessoa, telefone para contato e o endereço onde o inseto foi capturado.
Em seguida, é fundamental que o cidadão acione a Vigilância em Saúde para que os técnicos procedam ao recolhimento do(s) animal(is), de forma segura, correta e adequada. Mais informações e dúvidas podem ser conferidas com a Viam de Gravataí por meio do telefone (51) 3600-7747. PMG.