Uma necessidade de décadas solicitada por aqueles que frequentemente ajudam a salvar vidas, agora será finalmente concretizada em Gravataí.
Segundo a prefeitura informou na tarde desta segunda-feira (06), após tratativas, o posto de coleta de sangue junto ao Hospital Dom João Becker, tem previsão de sair do papel agora em maio deste ano.
Essa é a expectativa, após reunião realizada entre o prefeito em exercício, Dr. Levi Melo e os representantes do hospital. Para atingir o equilíbrio e poder atender à demanda local, o hospital necessita de, pelo menos, 250 bolsas de sangue por mês. No entanto, devido à falta do posto no município, esse número não é alcançado.
A solução é recorrer ao Banco de Sangue da Santa Casa, o Hemocentro ou, até mesmo, outros hospitais da Grande Porto Alegre. Ações regulares, em parceria com a Sogil, transportam os doadores até Porto Alegre.
“Estamos em um município em franco crescimento populacional, portanto, com cada vez mais pessoas precisando de sangue. Nesse sentido, estamos discutindo um cronograma de execução de implementação do Posto de Coleta em Gravataí”, diz Antonio Weston, superintendente do hospital.
Finalmente, uma das demandas da população agora passa a se tornar realidade, podendo salvar a vida de muitas pessoas que necessitam diariamente de sangue.