Uma paixão que rompe gerações é o que define a relação da copiloto gaúcha, Rafaela Loss Garcia, de 31 anos, com a aviação. Nascida em Bento Gonçalves, ela voa os céus do país a bordo de um Airbus A320 da Latam.
Responsável por transportar centenas de passageiros em total conforto e segurança diariamente, ela já acumula mais de 5 mil horas de voo e sobrevoando os céus do Brasil.
A sua relação com a aviação começou aos 16 anos, quando pensou em estudar para se tornar comissária, mas teve a certeza de que queria ser piloto quando passou a frequentar o Aeroclube de Garibaldi.
“Um fator decisivo foi o apoio da minha mãe, Susana. Eu achava que era algo inalcançável, mas minha mãe sempre me incentivou a ir por partes. Acabei me envolvendo e nunca mais pensei em mudar de área“, conta Rafaela.
Após concluir o piloto comercial, a gaúcha atuou como instrutora por quase seis anos. Em 2019, ela ingressou na Latam, passando a operar voos para pela companhia onde está até hoje, se destacando na profissão.
“Todas às vezes que eu passo pelo aeroporto, pelo menos umas três pessoas me param para parabenizar, dizem que sou uma inspiração. E a gente nem se dá conta disso às vezes. É isso que te traz para a realidade de representar tantas mulheres“, compartilha Rafaela.
Uma vida de persistência e inspiração, é o que essa gaúcha deixa de exemplo para muitas mulheres de que é, sim, possível buscar os seus sonhos e alcançá-los.