O prefeito, Cristian Wasem e o secretário municipal de Planejamento, Paulo Garcia estiveram com o governador em exercício do RS, Gabriel Souza, para tratar de investimento para Cachoeirinha.
Durante a audiência, foram apresentadas as principais obras de proteção contra as cheias, com destaque para intervenções estruturantes priorizadas pelo Fundo Estadual para Reconstrução dos Municípios Atingidos por Eventos Climáticos Extremos (Funrigs).
Entre as ações, o reforço e a reestruturação do Dique existente que vai até a Av. Flores da Cunha, a modernização e requalificação das casas de bombas João Pessoa e Nilo Peçanha e obras de drenagem urbana em áreas críticas afetadas por alagamentos, como Parque da Matriz, Meu Rincao, Carlos Wilkens, Jardim América.
A iniciativa visa proteger a vida e o patrimônio de centenas de famílias que vivem em regiões historicamente vulneráveis, articulando-se de forma complementar e estratégica ao Programa “Cachoeirinha 2050 – Resiliência Urbana e Inovação na Gestão de Riscos Climáticos.”
Esse é o maior investimento em infraestrutura resiliente da história do município, com US$ 88 milhões em recursos financiados junto ao Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura. Outro destaque da pauta, foi a implantação da Eletrovia no eixo do IRGA, localizada em um dos pontos indicados nos estudos da futura RS-010.
A obra será integralmente custeada com recursos do Município, por meio do financiamento com o AIIB.
Gabriel Souza confirmou visita oficial a Cachoeirinha no mês de agosto, destacando a relevância do município e o interesse em fortalecer a cooperação institucional com a cidade. PMC.