Prefeito por dois mandatos, 1997 a 2004 e candidato pela coligação “O Povo Feliz de Novo: Federação Brasil da Esperança.” Daniel Bordingnon (PT), tem como vice o Advogado Diego da Veiga Lima (PSB), na coligação formada pelos partidos: PT, PCdoB-PV, PSB. PSOL e REDE.
Segundo a coligação, Bordignon, fez um governo que marcou e mudou profundamente a cidade durante seus dois mandatos, viabilizando a conquista da General Motors para Gravataí. Também realizou obras em todos os bairros da cidade, como o asfaltamento de centenas de ruas, a construção de dezenas de parques e praças (entre elas o Parcão), a construção de 17 novas unidades de saúde e a iluminação de toda a cidade.
Ainda segundo a coligação, os seus dois governos também foram marcados pela participação popular através do orçamento participativo, onde a população decidia sobre a aplicação de recursos. Hoje, Bordignon se diz sentir mais experiente e ainda mais preparado para voltar a governar Gravataí.
Entre as propostas de governo na área da saúde, estão a construção de uma nova UPA para atender as pessoas da região do Parque dos Anjos, Caveira e Morungava. A substituição do 0800 por um sistema mais eficiente e moderno e ainda investimentos nas atuais e em novas unidades de saúde, com a garantia de mais médicos.
Na área social, visa uma educação inclusiva e transformadora, onde investirá na construção de uma educação pública de excelência, bem equipada e dotada de recursos humanos suficientes para fazer frente aos crescentes desafios enfrentados pelos educadores.
Também o necessário apoio pedagógico aos alunos atípicos que será garantido de forma permanente, evitando a rotatividade de monitores e produzindo inclusão de verdade. O candidato diz que no primeiro ano de seu governo implementará o Programa “Primeiros Passos”, espaço com objetivo de garantir vaga na Educação Infantil para todas as crianças do município.
Entre as propostas está a valorização dos servidores públicos, implantando uma política de recomposição dos salários, garantindo o pagamento integral do piso do magistério e a recomposição do plano de carreira. Afirma que estabelecerá diálogo permanente com os servidores, com objetivo de receber as demandas que possam qualificar as condições de trabalho e de vida.
Inovará os canais de participação direta da população, como o Orçamento Participativo (OP) e os conselhos de representação popular, nas decisões sobre os investimentos e obras na cidade. Retomará o atendimento presencial à população todas as terças-feiras no gabinete do prefeito, que ele promete que voltará a funcionar no prédio histórico da prefeitura no centro da cidade.
Viabilizará a aplicação imediata dos recursos destinados pelo Governo Lula, para a prevenção dos alagamentos, executando um plano de micro e macrodrenagem, com a construção de diques, Estações de Bombeamento de Água Pluvial (EBAP), desassoreamento de arroios e demais afluentes do Rio Gravataí. Também investirá na educação ambiental que evite a poluição dos nossos mananciais, investindo nas habitações populares para os moradores das áreas de risco e na estrutura da Defesa Civil Municipal.
Esta série jornalística apresentou ao longo das últimas semanas um resumo do que já fizeram e as principais propostas do plano de governo, destacadas por cada uma das três campanhas à prefeitura de Gravataí.