O atleta gravataiense, João Batista Duarte, 49 anos, leva o nome da cidade para todo lugar. Não à toa, ele conseguiu mais um feito, e tanto, na sua vida: a 3ª colocação na La Misión, uma das provas de corrida mais difíceis do país e que reúne atletas de todos os cantos Brasil.
Entre os dias 14 e 16 deste mês, ele correu nada menos que 110km seguidos, em um percurso montanhoso concluído em 26h50min. Dos 247 atletas inscritos, João foi um dos 169 a completar a corrida, realizada em Minas Gerais.
“O esporte, e a corrida em particular, mudaram a minha vida. Sou um multiplicador de sonhos e um incentivador das atividades físicas. Foi a prova mais difícil da minha vida, mas também a que mais me deu prazer”, comemora, orgulhoso, o gravataiense, que hoje mora em Florianópolis, Santa Catarina, onde vende paçocas nas sinaleiras da capital catarinense para se manter.
“O João é um exemplo para os jovens de hoje. É uma pessoa que se encontrou no esporte e que carrega isso por todo o Brasil, sempre levando a bandeira de Gravataí no coração”, parabeniza o secretário municipal de Governança e Comunicação (SMGC), Evandro Soares, que recepcionou o corredor na tarde desta sexta-feira, 29, junto ao chefe de gabinete do prefeito (GP) Luiz Zaffalon, Rodrigo Silva.
No ponto mais alto do percurso, rodeado de montanhas, o local chega a ter 2.798m de altitude, com desnível de 6.348m. Há 9 anos, no entanto, o cenário era totalmente oposto para João: na época, sofreu um infarto, quando foi informado pelos médicos de que existia apenas uma forma de melhorar a sua saúde: por meio do esporte.

Foi isso que ele fez, primeiro com caminhadas diárias: exemplo para muitos, hoje ele corre 3 vezes por semana. Os 110km, no entanto, jamais haviam sido atingidos – o máximo que o gravataiense tinha conseguido correr era 80km, tudo isso em 9h25min. Ele, que já pesou 110kg, pode falar com orgulho que agora carrega o número 110 de outra forma: como o número de quilômetros percorridos de uma só vez.
A La Misión Brasil é uma corrida de trekking de montanha, na qual os atletas devem escolher, no momento da inscrição, entre as distâncias de 110 km, 80 km, 55 km, 35 km, 25 km, 15 km e 7 km. Trata-se de uma prova livre, sem paradas obrigatórias, em que os participantes podem correr ou caminhar, além de parar e descansar onde e quando desejarem. O percurso escolhido deve ser completado dentro do tempo limite estabelecido e informado no regulamento pela organização.
A prova acontece na cidade de Passa Quatro – MG, que é o principal acesso à Serra Fina, localizada na tríplice divisa dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, ao longo da Serra da Mantiqueira. Agora, João tem um novo desafio: classificado para a etapa Sul-Americana, o corredor mira novos objetivos – ainda mais ousados: serão 160km de montanhas, indo de Mendoza, na Argentina, até Santiago, no Chile, corrida que desafia os limites extremos do corpo humano. “Jamais duvidem dos seus sonhos”. É assim que João resume sua vida e é assim que ele vai atrás de mais uma conquista. Que assim seja. PMG.