Para eles, cada segundo importa. Faça chuva, faça sol. À noite, aos fins de semana ou a qualquer hora do dia, eles estão lá também. Diariamente, os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão empenhados em uma missão fundamental: salvar vidas. Um deles é Régis Renosto, diretor-médico do SAMU de Gravataí com 17 anos à frente do SUS.
Pela dedicação e excelência nos atendimentos prestados em quase duas décadas de saúde pública no município, o emergencista foi um dos homenageados na 24ª edição Competência Profissional & Empresarial RS, no final de março, em Porto Alegre.
“Minha vida é atender emergências. É uma grande honra ser reconhecido pela atuação no Sistema Único de Saúde. É um prêmio de abrangência estadual. Mostra que Gravataí evoluiu muito na sua prestação de saúde, com profissionais de carreira dedicados a prestar a melhor assistência à população. Ao longo desses anos, pude acompanhar o crescimento da cidade, a melhoria dos serviços de saúde”, resume o médico, reconhecido durante a solenidade organizada pela empresa Lester C&M, em evento que reuniu personalidades do Rio Grande do Sul destacadas em suas áreas de atuação.
Morador de Porto Alegre, onde reside com a esposa e dois filhos, o emergencista atende todos os dias em Gravataí, atualmente em plantões noturnos. A jornada em solo gravataiense teve início no longínquo ano de 2008, no antigo Serviço de Urgência e Emergência 24h. No SAMU, o emergencista também ingressou em 2008, no qual ocupa o cargo de diretor-médico desde então. No Hospital Dom João Becker (HDJB), por sua vez, está há uma década e meia, sempre com o propósito de prestar o suporte a quem necessita da forma mais ágil possível.
“São 17 anos atendendo as mais inusitadas situações. Já reanimei pacientes que estavam em parada cardíaca e que hoje me abraçam quando me encontram na rua. Atualmente, sinto-me mais comovido nos atendimentos de crianças ou partos que realizamos nas casas ou dentro da ambulância”, recorda o diretor-médico.
Atualmente, o médico de emergência presta socorros a partir da moderna e equipada base descentralizada do SAMU e da Central de Ambulâncias, entregue pela Prefeitura de Gravataí no último ano. Localizada estrategicamente ao lado da UPA da 74, a nova estrutura do serviço segue todas as normas sanitárias e de acessibilidade universal, possibilitando a rápida saída para atendimentos de urgência.
“A gestão atual do município trouxe grande avanço a rede de saúde, estruturando serviços, ampliando e qualificando o sistema público de saúde. Historicamente, as ambulâncias ficavam sempre em locais adaptados. A cidade merecia uma localidade planejada para o serviço pré-hospitalar móvel. A nova base do SAMU 192, com ampla área física e bem localizada, premiou a população que passa a ter um atendimento mais ágil a suas demandas”, celebra.

Atualmente, a equipe do SAMU de Gravataí é composta por 42 profissionais, que se revezam 24 horas por dia, sete dias por semana. O serviço é gratuito, podendo ser acionado pelo número 192.
“Nosso SAMU conta com uma equipe altamente qualificada e preparada para dar o suporte necessário à população. Temos orgulho de todos os profissionais que compõem nossos serviços de saúde”, completa o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
O SAMU deve ser chamado em todas as situações de urgência em saúde, tais como infarto, AVC, convulsões, falta de ar, crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito, queimaduras graves, choque elétrico, trabalho de parto, envenenamento e acidentes de trânsito. Se necessário, não hesite em chamar o 192. Salvar vidas, é para e por isso que eles estão diariamente, rapidamente e prontamente a postos. PMG.