Este domingo será extremamente quente e terá máximas superiores aos 40ºC à tarde no estado, mas o dia começou com frio para esta época do ano com temperatura abaixo de 6ºC na Serra Gaúcha.
Como consequência do maior resfriamento noturno registrado, algumas áreas amanheceram neste domingo com formação de neblina e nevoeiro. De acordo com dados de estações particulares, as mínimas deste domingo no Rio Grande do Sul foram de 5,9ºC em Ausentes, 6,7ºC em Cambará do Sul, 10,2ºC.
Mesmo na Grande Porto Alegre a temperatura esteve baixa ao amanhecer em alguns locais. Embora na capital a temperatura não tenha descido tanto, estações meteorológicas indicaram que Gravataí chegou a 14ºC. A mesma causa do frio noturno será a do calor extremo à tarde no Rio Grande do Sul durante a tarde deste domingo.
Segundo a MetSul, como ocorre sob a influência de massas de ar muito seco em qualquer época do ano, a baixa umidade na atmosfera da mesma forma que proporciona temperatura mais baixa à noite também favorece maior aquecimento durante o dia, onde teremos mais uma tarde de calor muito intenso a extremo no estado.
O calor vai chamar atenção pela sua intensidade. Apesar do amanhecer ameno e até frio em baixadas da Serra e Aparados, o ar por demais seco traz intenso aquecimento já de manhã e a tarde será de marcas escaldantes que vão superar os 35ºC em diversas regiões e com máximas perto e acima de 40ºC em algumas cidades.
O Oeste gaúcho mais uma vez será a área mais quente do território gaúcho hoje. Após ter batido oficialmente em 39,8ºC ontem, máximas de 39ºC a 41ºC são possíveis hoje em cidades como Uruguaiana, Quaraí, Barra do Quaraí, Alegrete, Maçambará, Itaqui, Santiago, São Borja, São Luiz Gonzaga e outras.