A eleição deste ano terá um diferencial no município, pois os três únicos candidatos acumulam experiência à frente da prefeitura de Gravataí. Juntos, eles somam cinco mandatos na liderança da cidade.
Daniel Bordignon (PT), foi prefeito de 1997 a 2004 e concorre ao seu terceiro mandato, tendo com vice Diego da Veiga Lima (PSB). Bordignon é graduado em história e foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e da Associação de Preservação da Natureza Vale do Gravataí.
Bordignon foi professor de história e estudos sociais concursado do Estado nas escolas Frantz Charão, na Cohab A; Tuiuti, no bairro Bom Sucesso; Ponche Verde, na Cohab B; e Carlos Bina, no Parque dos Anjos, onde se aposentou. Ele foi eleito vereador em 1988 onde acumulando experiência, sendo mais tarde eleito prefeito em 1996 onde se reelegeu. Bordignon conta com uma coligação de 6 siglas: PT, PSB, PCdoB, PV, PSOL e Rede.
Luiz Zaffalon (PSDB), conhecido como Zaffa, foi eleito prefeito do município em 2020, sendo o atual mandatário da cidade e está em busca da reeleição junto ao vice Dr. Levi (Podemos). Zaffa é casado com Dona Marlene, pai de duas filha e avô de três netos.
O atual prefeito iniciou sua jornada de trabalho aos 15 anos, auxiliando o pai no caminhão e trabalhando como frentista em um posto de gasolina. Sua dedicação ao serviço público incluiu cargos de destaque, como Secretário de Estado Adjunto no governo nos anos de 2007 e 2008, durante a gestão de Yeda Crusius, e diretor-presidente da Corsan em 2009 e 2010. Zaffalon conta com uma coligação de 11 siglas: Cidadania, Novo, PL, Podemos, PP, PRD, PRTB, PSD, PSDB, Republicanos e União Brasil.
Marco Alba (MDB), foi prefeito de 2012 a 2020 e concorre ao seu terceiro mandato, tendo como vice o jovem Thiago De Leon (PDT). Marco é casado com a deputada estadual Patrícia Bazotti Alba (MDB), e pai de cinco filhos e avô uma neta.
Ele foi auxiliar de topografia na Prefeitura (de 1978 a 1982) e inaugurou sua trajetória na vida pública aos 23 anos, como vereador, em 1982. Aos 24 anos, assumiu seu primeiro cargo eletivo como vereador no município, também presidiu o Legislativo Municipal (1990-1991). Marco ainda foi, secretário municipal de Indústria e Comércio (1985-1988). Marco Alba conta com uma coligação de 3 siglas: MDB, PDT e Agir.
A eleição será decidida no primeiro turno, pois o município não atingiu o número mínimo de 200 mil eleitores necessários para um segundo turno. *A apresentação dos candidatos foi feita em ordem alfabética.