Um menino foi salvo após sofrer uma parada cardiorrespiratória ao chegar à escola, na manhã da última quarta-feira (19), em São Leopoldo.
Bernardo Izotom da Silva, 11 anos, é estudante do 6º ano da Escola Municipal Maria Gusmão Britto. Ele estava indo para a sala de aula quando teve o mal súbito e caiu ao chão.
Colegas do menino, assustados, chamaram a diretora da escola, que acionou o SAMU e o Corpo de Bombeiros, que chegaram rapidamente na instituição de ensino e iniciaram os primeiros socorros no aluno.
Segundo informações, ele teve um episódio de arritmia cardíaca que gerou a fibrilação ventricular e a parada cardiorrespiratória. Neste caso, foi necessário um choque de desfibrilação no menino.
Logo após o procedimento, ele acordou e recuperou o ritmo cardíaco, sendo estabilizado ainda na escola e levado de ambulância ao Hospital Centenário da cidade e após, transferido ao Hospital Universitário, em Canoas.
Chegando lá, ele foi internado, passou por vários exames e agora está se recuperando bem. O menino foi salvo devido à ação rápida dos funcionários da escola, SAMU e do Corpo de Bombeiros.
A escola emitiu nota agradecimento a todos que participaram do atendimento ao estudante:
“Gratidão aos professores, funcionários, bombeiros, Samu, Hospital Centenário, PMSL, Smed, Hospital de Canoas e a todas as pessoas que demonstraram todo seu carinho, afeto e preocupação com nosso querido aluno, que está se recuperando muito bem.” Diz a nota.