Estudantes de 69 escolas da rede municipal de ensino, participam da 2ª Mostra de Conhecimento e de Tecnologia de Gravataí (MCTGrav). O evento ocorrerá nos dias 16 e 17 novembro, no Ginásio Municipal.
A ideia do evento da prefeitura é divulgar para a comunidade pesquisas feitas em sala de aula, promovendo a troca de experiências e de conhecimentos entre as instituições.
Gravataí está sendo piloto do Programa Nacional de Promoção a Iniciação Científica na Educação Básica (ProNICE). A plataforma da iniciativa, que está sendo cotada para receber recursos do MEC e ser implementada em todo o país, foi usada para a organização da mostra municipal, desde a formação dos professores, cadastro dos projetos, realização de mostras internas e avaliação dos trabalhos.
No ano passado, a primeira edição do evento teve 40 projetos apresentados por 160 estudantes de 16 escolas. Neste ano, serão 69 projetos, tendo 276 estudantes expositores de 69 instituições.
“Estimular a curiosidade e a criatividade é um grande aliado da aprendizagem. Quando o aluno é desafiado a buscar soluções para problemas do cotidiano, ele aprende mais e ajuda a construir novas possibilidades. Isso é a inovação que queremos despertar cada vez mais nos nossos jovens”, avalia o prefeito Luiz Zaffalon.
Os estudantes participam nas seguintes categorias: Educação Infantil; Ensino Fundamental Anos Iniciais (1° ao 5° ano); Ensino Fundamental Anos Finais (6° ao 9° ano) e Ensino Médio; Educação de Jovens e Adultos (EJA). A atividade é promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) e organizada pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE).
Além das exposições dos trabalhos realizados pelos estudantes, o evento também terá uma programação recheada de atividades de integração como Desafio de Robótica e Hora do Conto.
“A expectativa é que possamos inspirar ainda mais o interesse pela ciência, desenvolvendo habilidades de pesquisa e comunicação, além de promover a integração entre os alunos, professores e comunidade”, complementa a secretária municipal de Educação, Aurelise Braun.