A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta segunda-feira (14), a Operação Dia D para combater crimes de corrupção em São Leopoldo.
O principal alvo é um ex-vereador da cidade, de 37 anos, suspeito de ter praticado a chamada “rachadinha” enquanto ocupava o cargo, entre 2021 e 2022. A investigação começou após um ex-assessor denunciar, em 2023, que era obrigado a repassar parte do salário ao político.
Além disso, o denunciante também teria atuado como “funcionário fantasma” no gabinete e transferido dinheiro ao chefe de gabinete do vereador. Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas casas do ex-parlamentar e de ex-assessores, todos investigados.
A polícia também apura se a companheira do político está envolvida em um esquema de lavagem de dinheiro com uso de criptoativos. A Justiça determinou o bloqueio de R$ 90 mil nas contas dos suspeitos. A Draco de São Leopoldo reforçou o compromisso no combate à corrupção e ao crime organizado na região do Vale do Sinos.