Uma proposta do deputado federal Moses Rodrigues (União-CE), busca tornar novamente obrigatório o uso de extintores de incêndio com pó ABC em veículos de todo o Brasil.
Esse tipo de extintor é indicado para combater incêndios de combustíveis sólidos (classe A), líquidos inflamáveis (classe B) e equipamentos elétricos (classe C).
O relator da proposta na Comissão de Fiscalização e Controle, senador Eduardo Braga (MDB-AM), defendeu a inclusão dos extintores como equipamento obrigatório, destacando sua importância na segurança dos usuários.
“Lamentavelmente, a estrutura dos bombeiros hoje não assegura atendimento rápido às vítimas em acidentes. A obrigatoriedade do extintor estabelece uma condição de segurança que pode salvar vidas”, diz o senador.
Por outro lado, a medida enfrenta resistência. O senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), relator da proposta na Comissão de Assuntos Econômicos, posicionou-se contra a obrigatoriedade.
Ele acredita que, em caso de incêndio, a prioridade do motorista deve ser se afastar do veículo, deixando a tarefa de controlar o fogo para os bombeiros.
“Se eu me sinto seguro usando o extintor, eu compro e coloco no meu carro. Mas, no caso de um incêndio, aconselho qualquer condutor a se afastar do veículo, não abrir o capô e não tentar apagar o fogo. Isso é tarefa para profissionais capacitados”, disse Styvenson.
Hoje, a obrigatoriedade do extintor de incêndio é limitada a caminhões, micro-ônibus, ônibus e veículos que transportam produtos inflamáveis. Com informações Agência Senado.