Começa nesta quinta-feira (28) o 1º Festival de Cinema de Gravataí, que será realizado até sábado (30), no Shopping Gravataí.
A programação inclui mostras competitivas de filmes, debates com diretores, painéis sobre audiovisual, atividades culturais e a Feira Afro de Mulheres Negras Empreendedoras.
Ao todo, serão exibidos 32 curtas-metragens selecionados entre mais de 100 inscritos, produzidos em diferentes cidades do Rio Grande do Sul.
A abertura oficial acontece às 19h, no Cinema Arcoplex. Logo após, às 20h20, será exibida a Mostra Estadual de Documentário, com produções de Porto Alegre, Estrela, Alegrete e Veranópolis.
A coordenadora do 1° Festival de Cinema de Gravataí, Marlise Damin, acredita que o festival oferece uma possibilidade de multiplicar o interesse e as oportunidades para a produção audiovisual na cidade e no Estado. “As grandes estrelas do festival são os fazedores de filmes, que produzem e precisam de espaços para serem vistos. O Festival é muito mais do que uma competição; é oportunidade e incentivo”, afirma.
O Festival teve, em sua primeira etapa, um conjunto de quatro oficinas voltadas para um público bastante variado, realizadas em quatro sábados. Foram abordadas diferentes etapas da produção audiovisual: Escrita Criativa, Roteiro, Linguagem e Direção.
“Tivemos em média 50 pessoas por oficina e uma lista de espera. Isso nos mostrou a demanda que existe por mais qualificação, por espaços onde se possa discutir a prática da produção cinematográfica”, diz a jornalista Marcilene Forechi, responsável por coordenar as etapas de formações, curadoria e programação.
Toda a programação é gratuita e pode ser conferida no site do festival. Durante os três dias de festival, o público poderá acompanhar sessões de filmes, bate-papos com cineastas e atrações culturais.