Os Agentes de trânsito intensificaram as ações de fiscalização sobre os ciclomotores, após constantes reclamações da população em Cachoeirinha.
Entre as reclamações estão desde perturbação do sossego até acidentes com danos materiais. Segundo a Prefeitura de Cachoerinha, quase a totalidade dos condutores de ciclomotores abordados durante as fiscalizações está irregular.
Conforme o agente Daniel Silveira Cabral, todos os dias são recolhidos de duas a três bicicletas motorizadas na cidade, a maioria em posse de menores de idade, o que é proibido por lei.
“Temos recebido muitas reclamações de pertubação do sossego e até de incidentes mais graves. Agora mesmo atendemos uma ocorrência em que um automóvel, que estava parado na via, foi atingido por uma pessoa dirigindo um ciclomotor, que fugiu do local. Felizmente foram apenas danos materiais, mas precisamos evitar que algo mais grave aconteça”, alertou o agente.
Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor precisa ter habilitação e usar os equipamentos de segurança, como capacete além de ter o ciclomotor registrado, emplacado, possuir espelho, velocímetro entre outros.
A multa em caso de descumprimento, pode passar de R$ 1 mil reias e o ciclomotor pode ser recolhido ao depósito.