Um ciclone extratropical de grande dimensão se formará no final da noite deste domingo (27), trazendo risco de ventos intensos para o Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, o ciclone começará a se formar a partir de um centro de baixa pressão na costa gaúcha, entre o final deste domingo e o começo da segunda-feira, quando terá início o processo de ciclogênese.
A partir desse momento, o vento começa a ganhar força, atingindo sua intensidade máxima, que pode chegar a 130 km/h em pontos isolados do estado ao longo desta segunda-feira.
A maioria das regiões terá ventos médios entre 60 e 80 km/h. Já em Porto Alegre, as rajadas podem variar entre 70 e 90 km/h, não sendo descartadas marcas de até 105 km/h nas proximidades do Guaíba.
Ainda segundo o instituto, o vento provocado pelo ciclone pode causar danos estruturais, como destelhamentos, colapsos de estruturas (muros, por exemplo), queda de placas e postes nas áreas mais afetadas pela ventania.
Durante os temporais, retire os eletroeletrônicos da tomada e abrigue-se com os animais em locais seguros. Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou Corpo de Bombeiros pelo 193.