A chegada de um ciclone extratropical deve trazer rajadas de vento forte, acompanhando o ingresso de uma massa de ar frio, neste final de semana no Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, uma área de baixa pressão atmosférica começa a se aprofundar na costa da província de Buenos Aires e dará origem ao ciclone, que tende a impactar os uruguaios e os gaúchos.
No Uruguai os ventos devem ficar entre 70 km/h e 90 km/h, mas com alguns pontos da costa atingindo marcas perto ou acima de 100 km/h, trazendo alto potencial de danos com destelhamentos, quedas de árvores e postes.
Já na sexta-feira, o centro do sistema move-se no sentido nordeste e estará na costa gaúcha. O ciclone deve estar muito perto da região do Chuí e da praia do Hermenegildo, trazendo vento muito forte a intenso.
Na sequência, a tendência é que a área de baixa pressão perca organização e força, iniciando a sofrer influência de um centro de alta pressão que acompanhará o ingresso de ar gelado.
Na capital e sul da região metropolitana, a tendência é que o vento fique, em média, entre 50 km/h e 60 km/h com rajadas mais fortes localizadas por efeito de topografia.
O vento deve ser mais forte no litoral, onde as rajadas na esmagadora maioria das praias deve ficar entre 70 km/h e 80 km/h. Entre o Chuí e Mostardas, deve ter o vento com rajadas entre 80 km/h e 100 km/h.