Um ciclone extratropical que se formará sobre o oceano trará risco de tempestades com ventos fortes nos próximos dias para o Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, a tendência é que o ciclone se forme sobre o oceano e se afaste rápido para alto mar. Tanto é que o sábado terá predomínio do ar seco com expectativa de sol e aquecimento.
Porém, até chegar o final de semana a instabilidade ao avançar pelo território gaúcho poderá se organizar em formato de linha, o que indica potencial para fortes rajadas de vento.
Ainda segundo a MetSul, modelos projetam elevado risco de queda de granizo em vários pontos do território gaúcho na medida em que os temporais avançam de Oeste para o Centro e Nordeste.
A chuva será irregular na passagem da instabilidade, contudo, alerta-se para o risco de chuva forte a torrencial em pontos isolados. Também terá alta incidência de raios, fortes rajadas de vento e queda de granizo.
Durante os temporais, retire os eletroeletrônicos da tomada e se abrigue com os animais em locais seguros. Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo 199 ou Corpo de Bombeiros pelo 193.