A formação de um ciclone extratropical sobre o continente poderá provocar tempestades e vendavais a partir desta terça-feira (19), no Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, o ciclone que cruzará o continente mais ao sul trará instabilidade para várias regiões do Rio Grande do Sul, com maior risco de tempo severo na região Noroeste.
Na quarta-feira, o estado terá um dia bastante ventoso, com rajadas de 50 km/h a 70 km/h na maioria das regiões, podendo chegar a 90 km/h de forma localizada.
Embora o Rio Grande do Sul deva ser afetado por ventos fortes a muito fortes, não se projeta que a intensidade seja tão elevada na maioria dos locais quanto no ciclone ocorrido no final de julho.
Já na quinta-feira, a previsão é de ventos mais fracos e sem riscos significativos, já que o ciclone extratropical tende a se afastar rapidamente, avançando para o Oceano Atlântico.
Durante os temporais, retire os eletroeletrônicos da tomada e abrigue-se com os animais em locais seguros. Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou Corpo de Bombeiros pelo 193.