Após uma tarde de domingo muito quente, várias cidades passaram a ser atingidas por fortes temporais pelo Rio Grande do Sul.
As tempestades de vento foram responsáveis por queda de postes e árvores, destelhamentos e falta de energia elétrica. O Noroeste gaúcho foi a região mais afetada pelos temporais, com vendavais em diversos municípios.
Segundo a MetSul, em diversas cidades, o temporal veio apenas com vento muito forte e sem registro de chuva na maioria dos pontos. O vento derrubou árvores e galhos na BR-285 perto do aeroporto de Ijuí.
Na Serra Gaúcha, temporal causou quedas de árvores no município de Picada Café. Houve registro de queda de árvores também em Canela e em Gramado, a chuva forte causou alguns pontos de alagamentos.
Os temporais ocorreram em uma tarde de muito calor onde estações oficiais e particulares indicaram máximas de 38,5ºC em Horizontina; 38,3ºC em Teutônia; 36,9ºC em Campo Bom e Porto Alegre que atingiu os 36ºC.
A semana que começa será em grande parte marcada pela instabilidade no estado. Isso levará a diversos episódios de chuva localmente forte e ainda favorecerá os temporais em todo território gaúcho.