A abertura do tempo com sol em vários municípios parece ser um sinal de que o tempo vai firmar, mas não é. O ar quente e a maior elevação da temperatura trazem o risco de temporal, assim que a frente fria avançar neste domingo pelo Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, nas próximas horas, a frente se desloca lentamente e isso vai contribuir para altos volumes de chuva, onde apenas neste domingo pode chover perto ou acima de 100 mm em algumas cidades. A frente começaria a se intensificar pelo oeste no meio da tarde e ganharia ainda mais força ao avançar pelo estado no final da tarde e na noite de hoje, como se vê na mais recente projeção do modelo Icon.
Na prática, o modelo sugere uma linha frontal bastante ativa com chuva forte a torrencial e altos volumes em curto período, além de raios, possibilidade de granizo isolado e risco de vento forte a muito forte. A instabilidade atingiria o seu máximo de intensidade nas metades sul e leste gaúcha, antes de alcançarpara Porto Alegre e região metropolitana na noite deste domingo.
Há possibilidade que este alinhamento de nuvens carregadas com grande contraste térmico entre ar quente na dianteira e frio na retaguarda traga consigo algumas células de tempestade mais fortes capazes de gerar vendavais com rajadas perto ou acima de 100 km/h, logo com potencial de causar danos.