A Câmara Municipal aprovou por unanimidade nesta terça-feira (8) a criação da Frente Parlamentar de Fiscalização e Melhoria dos Serviços da Corsan, em Gravataí.
Proposta pelo vereador Hiago Pacheco (PP), que também assumirá a presidência dos trabalhos, a iniciativa tem como objetivo acompanhar, fiscalizar e propor soluções para os problemas enfrentados pela população em relação aos serviços prestados pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
As principais atribuições da Frente Parlamentar será a elaboração de diagnósticos com base em denúncias da população e dados técnicos, a articulação de reuniões com representantes da companhia para esclarecer falhas e discutir soluções, além da promoção de audiências públicas com a comunidade e especialistas do setor.

O grupo também irá fiscalizar obras da companhia, sobretudo no que diz respeito aos impactos na infraestrutura urbana, e poderá encaminhar formalmente reivindicações a órgãos como o Governo do Estado e o MPRS.
A justificativa da proposta ressalta que a atuação da Corsan tem sido alvo de críticas constantes da população, principalmente por falhas na manutenção da rede, cobranças indevidas, prejuízos à infraestrutura e interrupções frequentes no fornecimento de águada população de Gravataí.