A Santa Casa de Porto Alegre lançou nesta segunda-feira (1º), a campanha “A vida cabe no seu sim”, que incentiva a doação de órgãos e a conversa sobre o tema com a família.
Funcionários do Hospital Dom João Becker participaram de uma foto coletiva vestindo verde para mostrar apoio à causa. No Brasil, mais de 80 mil pessoas aguardam transplantes, incluindo 3 mil no Rio Grande do Sul. O número de pacientes em espera cresceu 23% em um ano.
O diretor médico do Centro de Transplantes da Santa Casa, José de Jesus Camargo, alerta que a recusa familiar ainda é um dos maiores obstáculos: 46% das famílias brasileiras negaram a doação em 2024, prejudicando o acesso a órgãos saudáveis e aumentando o tempo de espera.
O Centro de Transplantes da Santa Casa, integrado ao Hospital Dom Vicente Scherer, é referência internacional e realiza cerca de 60% dos transplantes de órgãos do estado, incluindo rim, fígado, pulmão e coração. A campanha busca conscientizar a sociedade sobre a importância do “sim” e fortalecer toda a rede de doação e transplantes.