O governo gaúcho decretou estado de emergência em saúde animal para conter os focos de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1), registrados na cidade de Montenegro e Sapucaia do Sul.
A medida foi oficializada por meio do decreto publicado neste sábado (17), e terá validade de 60 dias. O decreto permite ações emergenciais e mais ágeis de controle e prevenção, diante da confirmação dos focos da doença.
Cachoeirinha e Gravataí estão entre os 12 municípios abrangidos pelo decreto, todos localizados em um raio próximo aos focos identificados até o momento.
O estado de emergência também é válido nos municípios de Triunfo, Capela de Santana, Nova Santa Rita, Montenegro, Esteio, Canoas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Portão.
Um foco de gripe aviária causou a morte de quase 17 mil aves em uma granja comercial nesta semana, em Montenegro. Também ocorreu a morte de aves pela doença no Zoológico de Sapucaia do Sul.
A gripe aviária é altamente contagiosa entre aves, embora não haja registro de transmissão confirmada entre aves e humanos no Brasil. O governo afirma que todos os protocolos sanitários estão sendo seguidos para o controle da situação e a retomada do status sanitário do estado o mais breve possível.