Foi iniciada as tratativas de parceria com o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) voltada ao funcionamento do futuro Posto de Coleta de Sangue de Gravataí.
A previsão de inauguração é no início de 2026. Os detalhes da ação foram definidos em reunião realizada na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Presente na reunião, o vice-prefeito, Dr. Levi Melo, relatou que a parceria será importante para viabilizar o funcionamento do Posto, uma demanda antiga, prestes a se tornar realidade.
“Saúde é prioridade e essa iniciativa representa um grande passo para salvar vidas e garantir os estoques de sangue do Hospital Dom João Becker. Com o apoio do Hemorgs, garantiremos que Gravataí tenha uma estrutura eficiente e equipada para atender a comunidade”, comentou.
Já o secretário de saúde, Régis Fonseca, destacou que com a colaboração do Hemorgs, muito além da operação, será viabilizada a capacitação de profissionais que vão atuar no local, bem como a disponibilização de equipamentos e insumos. “O Hemorgs vai cooperar de forma essencial para garantir, além da operacionalização da unidade, um excelente atendimento a nossa população, em especial aos doadores”, ressaltou.
Durante a reunião, também foi alinhado uma ação de coleta de sangue, prevista para ocorrer no dia 28 de junho. A atividade vai fazer parte da programação do Junho Vermelho, mês dedicado à conscientização e incentivo à doação de sangue. Na ocasião, a unidade móvel de coleta do Hemocentro estará no Centro da cidade, das 8h às 12h, com a meta de coletar 80 bolsas de sangue. Toda a doação será destinada ao Hospital Dom João Becker.

Participaram da reunião, servidores da secretaria municipal da saúde, além da enfermeira responsável pela captação de doadores do Hemocentro, Ana Dagord, e a responsável pelo setor de doação da Instituição, Josiane Braga. PMG.