Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (9), no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre, o governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), oficializou a assinatura de novas ordens de início e termos de cooperação para o programa Desassorear RS.
O ato contemplou Gravataí entre os 20 municípios da 2ª fase dessa etapa do programa, que irá beneficiar 67 cidades gaúchas. O programa foi instituído em resposta aos eventos climáticos extremos recentes, que provocaram enchentes e acúmulo de sedimentos em rios, arroios e sistemas pluviais no Estado.
Em Gravataí, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), já vinha desenvolvendo ações de desassoreamento nos arroios Demétrio e Barnabé, bem como mapeamento de pontos críticos antes da grande enchente ocorrida em maio de 2024. Tais intervenções foram fundamentais para mitigar danos mais graves durante o evento climático na Região Metropolitana.
Os serviços incluem a limpeza manual e mecanizada de bocas de lobo, poços de visita, caixas de ligação e galerias; reparos em dispositivos de drenagem com substituição de trechos danificados; e integração de dados geográficos ao sistema de informações municipais.
O deputado estadual Dimas Costa, que participou da cerimônia e articulou a inclusão do município entre as cidades contempladas, destacou a relevância do programa e o compromisso do governo a prevenção.
“O Desassorear RS é um investimento que salva vidas, protege famílias e dá segurança às nossas cidades. Esse trabalho técnico e silencioso representa o verdadeiro sentido de governar — antecipar soluções e garantir que cada real aplicado em prevenção seja uma vida preservada e um futuro assegurado”, afirmou o parlamentar.
O ato contou ainda com a presença do secretário municipal da Fazenda, Davi Severgnini, do secretário de Infraestrutura, Laone Pinedo, e do secretário adjunto de Parcerias Estratégicas, Projetos e Captação de Recursos, Gabriel Oliveira.








