Gravataí foi um dos principais alvos da Operação Berlim, deflagrada na manhã da última terça-feira (06), pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul.
A ação tem como foco desarticular um grupo criminoso especializado em roubos a motoristas de entrega, com atuação em diversas cidades da região metropolitana.
Coordenada pela Delegacia de Repressão a Roubo e Furto de Cargas (DRFC/Deic), a operação mobilizou 105 policiais para cumprir 46 ordens judiciais, incluindo mandados de prisão e de busca e apreensão em Gravataí, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Estância Velha, Alvorada e Porto Alegre.
Até o momento, cinco pessoas foram presas, e foram apreendidos armas de fogo, dinheiro, celulares e um veículo. Segundo a investigação, os criminosos atuavam de forma organizada: seguiam os motoristas, escolhiam o momento certo para agir e depois negociavam os produtos roubados.
Os 12 suspeitos identificados têm longa ficha criminal e atuavam em diferentes funções dentro da quadrilha, do roubo à comercialização da carga.

A Polícia Civil reforça que o combate a esse tipo de crime é essencial para proteger quem trabalha nas ruas e garantir mais segurança para quem compra online.