O prefeito Luiz Zaffalon e o vice-prefeito Levi Melo receberam Paulo Adriane e Marlise Damin, da Cia de Atores Independentes, para a entrega oficial do convite e da programação do 1º Festival de Cinema de Gravataí.
Evento acontece de 28 a 30 de agosto no Gravataí Shopping e Teatro do SESC. Também participaram do encontro o secretário de Cultura, Patrick Silva, e o secr. Adjunto, Giulliano Pacheco, que destacaram a importância do festival para o fortalecimento da cena audiovisual local e o apoio do poder público.
O prefeito Luiz Zaffalon ressaltou a importância do festival para a cultura local e adiantou uma grande novidade: “Este evento valoriza a produção cultural e reforça nossa identidade no audiovisual gaúcho. Em breve, entregaremos à população o novo Cine Teatro, antigo Auditório da Prefeitura, reformulado com recursos da Lei Paulo Gustavo, ampliando as oportunidades para arte e entretenimento em nossa cidade.”
O vice-prefeito Levi Melo expressou sua expectativa e entusiasmo: “Estou impressionado com a qualidade e o número de projetos inscritos — foram 106, um verdadeiro reflexo do talento que temos na nossa região. Mal posso esperar para assistir aos filmes e prestigiar esse movimento cultural tão importante para Gravataí.”
O secretário de Cultura, Patrick Silva, destacou o empenho da pasta em envolver os jovens no festival: “A Secretaria de Cultura percorreu as escolas municipais divulgando o festival, com o objetivo de motivar os estudantes a participarem ativamente dessa iniciativa.”
Complementando, o secretário adjunto Giulliano Pacheco acrescentou que “muitas dessas escolas receberam formação na Casa de Cultura, por meio do projeto Arte Escola, contemplado pela PNAB, fortalecendo a base artística dos nossos jovens.”
Após avaliação de 106 projetos inscritos, a curadoria selecionou 32 filmes para a mostra competitiva, que contempla produções de Gravataí e de diversas cidades do Rio Grande do Sul. Três produções locais se destacam na seleção: Mentirosos, da Escola Dora Dimer; Outro lado; e Memórias de uma Aldeia dos Anjos.

Marlise Damin, uma das proponentes do festival, explicou que o evento terá uma Mostra Competitiva de Curtas-Metragens, com premiações em dinheiro para três categorias: Produção Estadual, Municipal Expandida e Categoria Estudantil, destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao médio, e que todos os filmes também concorrem ao Prêmio Júri Popular.
O ator e proponente Paulo Adriane ressaltou o impacto do apoio da Lei Paulo Gustavo: “A lei plantou a semente deste festival, que hoje cresce valorizando a arte e o talento de Gravataí. Também agradecemos às marcas parceiras que ampliaram o alcance do projeto.”
Os jurados foram anunciados recentemente e incluem profissionais reconhecidos: Gustavo Spolidoro (diretor e roteirista), Roger Lerina (jornalista e crítico de cinema) e Flávia Seligman (especialista em audiovisual). Além das exibições, o público poderá participar gratuitamente de rodas de conversa, painéis e atrações culturais.
Em junho, o festival promoveu oficinas com especialistas como Daniel Galera, Mirela Kruel, Flávia Seligman e Guilherme Pacheco, realizadas na Casa dos Açores e no Sindilojas Gravataí.
O festival, organizado pela Cia de Atores Independentes — que atua há 25 anos em Gravataí — é financiado pela Lei Paulo Gustavo (LPG) e conta com o apoio da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Cultura, do SESC Gravataí e do Gravataí Shopping. PMG.