Bruno Ósio Jerônimo, participante da equipe de robótica The Brazilian TrailBlazers, foi o vencedor do Prêmio Dean’s List, nos Estados Unidos. A premiação homenageia estudantes de FTC e FRC que foram prodígios na comunidade, ajudando a espalhar a robótica na sua região, as pessoas sem esperar receber nada em troca, e os projetos pessoais relacionados à tecnologia.
Para chegar a esta competição, Bruno participou do prêmio Dean’s List no Brasil, na qual cada equipe de FRC e FTC escolheu duas pessoas para integrar o prêmio no Brasil e os participantes são considerados semi-finalistas. Os vencedores são classificados como finalistas, e podem concorrer ao prêmio ao Mundial em Houston, Texas, nos Estados Unidos. Devido aos seus esforços na equipe, Bruno foi indicado pelos colegas como candidato.
Além disso, por conta da sua trajetória na área de tecnologia e robótica, organizando o primeiro torneio de robótica, com a prefeitura, em Gravataí, entre outras atuações, foi reconhecido como o aluno menino destaque da competição (um menino e uma menina são escolhidos), ganhando o prêmio Dean’s List Finalist. Dentro do campeonato brasileiro, mais de 90 alunos foram indicados para esse prêmio.
Bruno foi o terceiro ganhador da equipe deste prêmio, pois em 2015 e 2017 participantes da TrailBlazers também foram premiados. Por conta disso, foi convidado a participar do evento Mundial nos Estados Unidos, onde disputaria com mais 200 finalistas, a maioria deles com grande experiência e trajetória.
Com a premiação na final, Bruno, mesmo que não tenha estado presente nos Estados Unidos, marca a história, tendo em conta que é o primeiro brasileiro e sul-americano a ser premiado, em uma competição que apenas dez pessoas entre mais de 100.000 estudantes no mundo chegam.
“No dia 21 de abril, no feriado de Tiradentes, recebi uma ligação de vídeo de uma mentora brasileira, que eu conhecia, e que estava acompanhando seu time. Ela me contou que eu ganhei o prêmio mundial, o Dean’s List Winner. Acredito que esse prêmio vai ajudar as diversas equipes de robótica da FIRST em Gravataí e no Brasil a se inspirarem em minha história”, comenta Bruno Ósio. Com informações PMG.