O Guaíba atingiu marcas críticas no final desta madrugada e está com risco iminente de transbordar no Cais Mauá, no coração de Porto Alegre.
Segundo a MetSul, às 5 horas da manhã desta segunda-feira, a medição indicou que o nível do Guaíba atingiu 2,91 metros no Cais Central. Ficando a apenas 9 centímetros da cota crítica de 3,00 metros de transbordamento.
A situação é especialmente angustiante, pois as águas continuam a subir, impulsionadas pelo aumento do fluxo dos Rios Taquari e Caí, que enfrentam inundações de proporções consideráveis históricas nos vales no domingo.
O Rio Taquari, por exemplo, alcançou a impressionante marca de 28,94 metros em Estrela. Representando a quarta maior cota em 150 anos e a terceira nos últimos cem anos.
Já o Rio Caí, registrou 9,01 metros em Montenegro, no domingo, sendo a segunda maior marca desde 1940, enquanto em São Sebastião do Caí atingiu 16 metros, a mais elevada já registrada pela prefeitura local.
Como todos os rios que desaguam no Guaíba apresentam cheias, e os picos de vazão do Taquari e Caí previstos estão para atingir capital entre segunda e quarta-feira, há risco de alagamento grave nas ilhas de Porto Alegre.