A Guarda Municipal, em uma ação conjunta com o Setor de Bem-Estar Animal, recolheu mais um cavalo e uma carroça que estavam circulando na ERS-118, em horário proibido por lei, em Gravataí.
A abordagem foi feita após flagrar o proprietário descumprindo uma lei já existente no município e um decreto assinado pelo prefeito Luiz Zaffalon, que proíbe a circulação deste tipo de veículo nas áreas urbanas, entre janeiro e março, das 10h às 16h, a fim de preservar a saúde do animal.
Segundo a prefeitura, o animal apresentava sinais de maus-tratos, com excesso de peso sobre a carroça. Pelo decreto municipal, no caso de descumprimento desses horários, o veículo de tração animal será recolhido e será devolvido após o prazo de 30 dias, mediante assinatura de um termo de compromisso.
Nesse momento, somente carroças e condutores cadastrados podem circular nas áreas permitidas, com placa visível. Nos casos de maus-tratos, por sua vez, os animais seguem sendo recolhidos, independente de cadastro, assim como os VTAs não cadastrados ou aqueles cadastrados, mas que circulam em regiões proibidas.