Marcando um importante exemplo de cooperação entre municípios na área da segurança pública, foi realizada nos dias 29 e 30 de agosto, a Operação Combate à Perturbação do Sossego em Gravataí. A ação também teve a cooperação dos municípios de Alvorada, Cachoeirinha e Novo Hamburgo.
A iniciativa teve como principal objetivo restabelecer a ordem pública e coibir atividades ilícitas nas regiões com maior índice de desordem. A operação foi concentrada na Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira e em vias adjacentes, locais frequentemente associados a festas com som automotivo, consumo de bebidas alcoólicas em via pública e uso de substâncias ilícitas.
A presença ostensiva das forças de segurança buscou atender às frequentes reclamações da comunidade local. A operação reuniu cinco viaturas e 14 agentes da Guarda Municipal de Gravataí, além de duas viaturas e oito agentes da Guarda Municipal de Novo Hamburgo na sexta-feira, 29.
No sábado, 30, a força-tarefa seguiu com quatro viaturas, 12 agentes e dois cães da Guarda de Gravataí, contando ainda com o reforço de uma viatura e 03 agentes da Guarda Municipal de Alvorada e uma viatura e 03 agentes Guarda Municipal de Cachoeirinha.
As equipes foram distribuídas estrategicamente para cobrir as ruas Itacolomi, Dirlei Silvio Gomes, Santa Ana, São Luís, Guilherme Schmitz e outras adjacências, garantindo cobertura ampla e atuação rápida.
Na sexta-feira, foram realizadas 18 abordagens, com 86 pessoas identificadas. Um dos casos de maior destaque foi a prisão em flagrante de um motociclista embriagado, que apresentou 1,01 mg/L de álcool por litro de ar alveolar no teste do etilômetro, número expressivamente acima do permitido por lei.
Ele foi conduzido à UPA para exames e posteriormente à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Ainda na mesma noite, quatro veículos com irregularidades foram autuados, sendo dois removidos ao depósito, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Já no sábado, a operação teve início com o bloqueio da Rua Dirlei Silvio Gomes e prosseguiu com novas abordagens em grupos e indivíduos. Três homens foram flagrados com substância análoga à maconha, sendo levados para exame de corpo de delito e, depois, à delegacia, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência. PMG.