De acordo com o IBGE, um em cada cinco gaúchos é idoso, tornando o Rio Grande do Sul o estado com a maior porcentagem de população acima dos 60 anos no Brasil.
Em Gravataí, 17% dos habitantes têm sessenta anos ou mais, uma tendência que deve crescer, com projeções indicando que esse número pode chegar a 22% nos próximos cinco anos.
Para atender a essa crescente demanda, a Santa Casa de Porto Alegre lançou um curso gratuito de capacitação para cuidadores de idosos, cujas vagas na primeira turma, no Hospital Dom João Becker, já estão esgotadas. Os encontros ocorrerão em julho, com uma segunda turma já sendo planejada.
A Escola Técnica da Santa Casa oferecerá um curso de 80 horas, começando em 15 de julho, de segunda a sexta-feira, no turno da noite. O programa incluirá 13 módulos, abordando temas como comunicação com idosos, cuidados com pacientes acamados, administração de medicamentos, alimentação e distúrbios da deglutição.
“O cuidador é responsável por garantir a qualidade de vida do idoso, desde alimentação e higiene até acompanhamento em consultas e passeios,” explica o geriatra Virgílio Olsen. Ele destaca a importância de um atendimento personalizado e respeitoso.
Além da capacitação, o Hospital Dom João Becker está desenvolvendo projetos em parceria com o poder público e entidades do terceiro setor para melhorar o atendimento aos idosos.
“Estamos em diálogo avançado com o Instituto Moriguchi e a prefeitura de Gravataí para criar um novo paradigma no atendimento em saúde dos idosos,” afirma o superintendente do HDJB, Antonio Weston, que destaca o foco do hospital na implementação de uma cultura humanizadora.
Interessados em participar da segunda turma do curso gratuito, podem obter mais informações com a Escola Técnica da Santa Casa de Porto Alegre. HDJB.